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Registros recuperados : 92 | |
42. | | HECK, D. W.; RODRIGUEZ, M. A. D.; DEL PONTE, E. M.; MIZUBUTI, E. S. G. Spatial pattern analysis of Fusarium wilt of banana in Brazil. Fitosanidad, Havana, v. 21, n. especial, 2017. Edição dos resumos do VIII Seminario Científico Internacional de Sanidad Vegetal, Havana, 2017. Por la transición de la agricultura cubana hacia la sostenibilidad. Ref. Foc-10. p. 28-29. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
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44. | | SPOLTI, P.; VALDEBENITO-SANHUZA, R. M.; GLEASON, M. L.; DEL PONTE, E. M. Sooty blotch and flyspeck control with fungicide applications based on calendar, local IPM, and warning system. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 46, n. 7, p. 697-705, jun. 2011 Título em português: Controle de fuligem e sujeira?de?mosca com aplicações de fungicidas baseadas em calendário, MIP local e sistema de alerta Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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47. | | FERNANDES, J. M. C.; DEL PONTE, E. M.; PAVAN, W.; CUNHA, G. R. Web-based system to true-forecast disease epidemics. I. Fusarium head blight of wheat. In: BUCK, H. T.; NISI, J. E.; SALOMÓN, N. (Ed.). Wheat production in stressed environments. Dordrecht: Springer, 2007. p. 259-264. (Developments in Plant Breeding, 12). Proceedings of the 7th International Wheat Conference, held November 27 - December 2, 2005, in Mar Del Plata, Argentina. Biblioteca(s): Embrapa Trigo. |
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48. | | MEGETO, G. A. S.; OLIVEIRA, S. R. de M.; DEL PONTE, E. M.; MEIRA, C. A. A. Árvore de decisão para classificação de ocorrências de ferrugem asiática em lavouras comerciais com base em variáveis meteorológicas. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v, 34, n. 3, p. 590-599, maio/jun. 2014 Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital. |
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49. | | MAIA, A. de H. N.; SANTOS, T. V. dos; PAVAN, W.; FERNANDES, J. M. C.; DEL PONTE, E. M. Avaliação probabilística do risco de giberela do trigo considerando a influencia do ENOS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 16., 2009, Belo Horizonte. Mudanças climáticas, recursos hídricos e energia para uma agricultura sustentável. Belo Horizonte: SBA: UFV: CNPMS, 2009. 1 CD-ROM. 5 p. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Trigo. |
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50. | | GODOY, C. V.; DEL PONTE, E. M.; COSTAMILAN, L. M.; KATO, M.; YORINORI, J. T.; NUNES JUNIOR, J. Epidemiological studies on asian rust in South America: relationship between disease variables and weather. In: KUDO, H.; SUENAGA, K.; SOARES, R. M.; TOLEDO, A. (Ed.). Facing the challenge of soybean rust in South America. Tsukuba: JIRCAS; Londrina: Embrapa Soybean, 2008. p. 41-48. (JIRCAS Working Report, 58). Biblioteca(s): Embrapa Soja; Embrapa Trigo. |
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52. | | D'ÁVILA, L. S.; LEHNER, M. S.; FILIPPI, M. C. C.; SCHEUERMANN, K. K.; DEL PONTE, E. M. Genetic structure and mating type analysis of the Pyricularia oryzae population causing widespread epidemics in southern Brazil. Tropical Plant Pathology, Brasília, DF, v. 41, n. 6, p. 297-305, Oct. 2016. Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão. |
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53. | | DALLA LANA, F.; ZIEGELMANN, P. K.; MAIA, A. de H. N.; GODOY, C. V.; DEL PONTE, E. M. Meta-analysis of the relationship between crop yield and soybean rust severity. Phytopathology, St Paul, v. 105, n. 3, p. 307-315, 2015. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
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54. | | FARIAS, C. R. J. de; ROSA, A. P. S. A. da; PIEROBOM, C. R.; DEL PONTE, E. M. Levantamento regional e identificação de Bipolaris spp. associadas às sementes de arroz no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência Rural, Santa Maria, v. 41, n. 3, p. 369-372, mar. 2011. Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
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55. | | FRANCESCHI, V. T.; ALVES, K. S.; MAZARO, S. M.; GODOY, C. V.; DUARTE, H. S. S.; DEL PONTE, E. M. A new standard area diagram set for assessment of severity of soybean rust improves accuracy of estimates and optimizes resource use. Plant Pathology, v. 60, n. 3, p. 495-505, 2020. Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
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56. | | BOCK, C. H.; PETHYBRIDGE, S. J.; BARBEDO, J. G. A.; ESKER, P. D.; MAHLEIN, A. K.; DEL PONTE, E. M. A phytopathometry glossary for the twenty-first century: towards consistency and precision in intra- and inter-disciplinary dialogues. Tropical Plant Pathology, v. 47, n. 1, p. 14-24, Feb. 2022. Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital. |
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57. | | TIECKER JUNIOR, A.; GUIMARÃES, L. E.; FERRARI FILHO, E.; CASTRO, B. de; Del PONTE, E. M.; DIONELLO, R. G. Qualidade físico-química de grãos de milho armazenados com diferentes umidades em ambientes hermético e não hermético. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 13, n. 2, p. 174-186, 2014. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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58. | | CHEVARRIA, V. V.; JAHNKE, S. M.; DEL PONTE, E. M.; MAIA, A. de H. N.; REDAELLI, L. R. Simulação da ocorrência de Euschistus heros (F.) (Heteroptera: pentatomidae) em soja, com base na exigência térmica, nas safras 2008/2009 e 2009/2010 em três municípios do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 23., 2010, Natal. Anais... Natal: Sociedade Brasileira de Entomologia, 2010. 1 CD-ROM. (Pôster P1854). Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
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59. | | SPOLTI, P.; SANTOS, T. V.; DEL PONTE, E. M.; SEIXAS, C. D. S.; SOARES, R. M.; GODOY, C. V. Sumário da dispersão da ferrugem da soja no Brasil: análise dos dados do consórcio antiferrugem 2004-2009. Tropical Plant Pathology, Brasília, DF, v. 34, p. S129, ago. 2009. Suplemento, ref. 466. Edição dos Resumos do XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia; Annual Meeting of the Brazilian Phytopathological Society, Rio de Janeiro, ago. 2009. Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
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Registros recuperados : 92 | |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Para informações adicionais entre em contato com ctaa.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
18/01/2017 |
Data da última atualização: |
18/01/2017 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
BEZERRA, V. S.; FREITAS-SILVA, O.; DAMASCENO, L. F. |
Afiliação: |
VALERIA SALDANHA BEZERRA, CPAF-AP; OTNIEL FREITAS-SILVA, CTAA; LEANDRO FERNANDES DAMASCENO, CPAF-AP. |
Título: |
Açaí: produção de frutos, mercado e consumo. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAPÁ, 2., 2016, Macapá. Resumos... Macapá: Embrapa Amapá, 2016. |
Páginas: |
p. 19 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O açaizeiro representa um importante fator socioeconômico para a região amazônica, devido a um dos seus principais produtos, o açaí batido para o consumo imediato da população, além da polpa industrializada congelada e o corante natural denominado antocianina, empregado nas indústrias farmacêuticas, cosméticas e alimentícias. Devido a essa importância, foi elaborada essa revisão a partir de artigos científicos nacionais e internacionais, teses e anuários estatísticos brasileiros oficiais disponíveis, nos últimos sete anos. Dos alimentos processados que contêm açaí e lançados no mercado mundial nos últimos 5 anos, 22% são representados por sucos, 12% bebidas energéticas e esportivas, 9% lanches, 7% sobremesas e sorvetes, 5% na categoria láctea e 3% em doces e balas, sendo que Estados Unidos (30%), Brasil (19%) e Canadá (8%) foram os países mais representativos no lançamento desses produtos. Em 2012, a produção nacional de frutos alcançou 817,2 mil ton, avaliada em US$ 1,2 bilhão. No consumo interno, o Pará apresentou consumo per capita anual de 17,8 L, sendo que pessoas que ganhavam até um salário mínimo consumiam diariamente no período da safra do fruto (60,71%), e os consumidores que ganhavam de dois a quatro salários mínimos mantinham a frequência de consumir açaí de duas a três vezes por semana, alcançando um consumo familiar anual de 102,1 L de açaí. No Amapá, o consumo per capita de açaí, no mesmo período, foi de 24,4 L na capital Macapá. Em relação ao mercado varejista de açaí batido, esse pode ser configurado em três segmentos: a) batedeira ou local onde o açaí é despolpado e vendido diretamente ao consumidor, representando 37% do mercado; b) microempreendedores com pontos de venda com marca específica, participando em 40%, e c) segmento supermercado composto de redes de supermercados, praças de alimentação em shoppings e pontos de venda em que o açaí é o produto principal, que a partir de 2002 conquistaram 23% desse mercado, representando um novo ponto de venda do produto. Desse modo, podemos concluir que o mercado de açaí, principalmente o externo, é um mercado potencialmente em expansão devido ao apelo de alimento funcional por seu reconhecido poder antioxidante, e a inserção em cosméticos e formulações alimentícias como um ingrediente orgânico, influenciando positivamente na produção nacional de frutos. MenosO açaizeiro representa um importante fator socioeconômico para a região amazônica, devido a um dos seus principais produtos, o açaí batido para o consumo imediato da população, além da polpa industrializada congelada e o corante natural denominado antocianina, empregado nas indústrias farmacêuticas, cosméticas e alimentícias. Devido a essa importância, foi elaborada essa revisão a partir de artigos científicos nacionais e internacionais, teses e anuários estatísticos brasileiros oficiais disponíveis, nos últimos sete anos. Dos alimentos processados que contêm açaí e lançados no mercado mundial nos últimos 5 anos, 22% são representados por sucos, 12% bebidas energéticas e esportivas, 9% lanches, 7% sobremesas e sorvetes, 5% na categoria láctea e 3% em doces e balas, sendo que Estados Unidos (30%), Brasil (19%) e Canadá (8%) foram os países mais representativos no lançamento desses produtos. Em 2012, a produção nacional de frutos alcançou 817,2 mil ton, avaliada em US$ 1,2 bilhão. No consumo interno, o Pará apresentou consumo per capita anual de 17,8 L, sendo que pessoas que ganhavam até um salário mínimo consumiam diariamente no período da safra do fruto (60,71%), e os consumidores que ganhavam de dois a quatro salários mínimos mantinham a frequência de consumir açaí de duas a três vezes por semana, alcançando um consumo familiar anual de 102,1 L de açaí. No Amapá, o consumo per capita de açaí, no mesmo período, foi de 24,4 L na capital Macapá. Em relação ao mercado varejista... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Alimento vegetal; Cadeia produtiva; Comercialização; Produtividade. |
Categoria do assunto: |
K Ciência Florestal e Produtos de Origem Vegetal |
Marc: |
LEADER 03055naa a2200205 a 4500 001 2061041 005 2017-01-18 008 2016 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aBEZERRA, V. S. 245 $aAçaí$bprodução de frutos, mercado e consumo.$h[electronic resource] 260 $c2016 300 $ap. 19 520 $aO açaizeiro representa um importante fator socioeconômico para a região amazônica, devido a um dos seus principais produtos, o açaí batido para o consumo imediato da população, além da polpa industrializada congelada e o corante natural denominado antocianina, empregado nas indústrias farmacêuticas, cosméticas e alimentícias. Devido a essa importância, foi elaborada essa revisão a partir de artigos científicos nacionais e internacionais, teses e anuários estatísticos brasileiros oficiais disponíveis, nos últimos sete anos. Dos alimentos processados que contêm açaí e lançados no mercado mundial nos últimos 5 anos, 22% são representados por sucos, 12% bebidas energéticas e esportivas, 9% lanches, 7% sobremesas e sorvetes, 5% na categoria láctea e 3% em doces e balas, sendo que Estados Unidos (30%), Brasil (19%) e Canadá (8%) foram os países mais representativos no lançamento desses produtos. Em 2012, a produção nacional de frutos alcançou 817,2 mil ton, avaliada em US$ 1,2 bilhão. No consumo interno, o Pará apresentou consumo per capita anual de 17,8 L, sendo que pessoas que ganhavam até um salário mínimo consumiam diariamente no período da safra do fruto (60,71%), e os consumidores que ganhavam de dois a quatro salários mínimos mantinham a frequência de consumir açaí de duas a três vezes por semana, alcançando um consumo familiar anual de 102,1 L de açaí. No Amapá, o consumo per capita de açaí, no mesmo período, foi de 24,4 L na capital Macapá. Em relação ao mercado varejista de açaí batido, esse pode ser configurado em três segmentos: a) batedeira ou local onde o açaí é despolpado e vendido diretamente ao consumidor, representando 37% do mercado; b) microempreendedores com pontos de venda com marca específica, participando em 40%, e c) segmento supermercado composto de redes de supermercados, praças de alimentação em shoppings e pontos de venda em que o açaí é o produto principal, que a partir de 2002 conquistaram 23% desse mercado, representando um novo ponto de venda do produto. Desse modo, podemos concluir que o mercado de açaí, principalmente o externo, é um mercado potencialmente em expansão devido ao apelo de alimento funcional por seu reconhecido poder antioxidante, e a inserção em cosméticos e formulações alimentícias como um ingrediente orgânico, influenciando positivamente na produção nacional de frutos. 650 $aAlimento vegetal 650 $aCadeia produtiva 650 $aComercialização 650 $aProdutividade 700 1 $aFREITAS-SILVA, O. 700 1 $aDAMASCENO, L. F. 773 $tIn: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAPÁ, 2., 2016, Macapá. Resumos... Macapá: Embrapa Amapá, 2016.
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